domingo, abril 15, 2007

O QUE É O MÉTODO PILATES?

O QUE É O MÉTODO JOSEPH PILATES

Pilates é um método de condicionamento físico que integra o corpo e a mente, ampliando a capacidade de movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. É um sistema de exercícios que possibilita maior integração do indivíduo no seu dia-a-dia.

Tem como base um conceito denominado “Contrologia”: é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. Os exercícios são, na sua maioria, executados na posição deitada, havendo diminuição dos impactos nas articulações de sustentação do corpo na posição ortostática, e, principalmente, na coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacrolombar.

Seus princípios são: relaxamento, concentração, alinhamento, respiração, coordenação e resistência. É necessário prestar atenção ao realizar os movimentos em todos esses princípios.

Trabalha o corpo como um todo - corrige postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva. É um redescobrimento com seu próprio corpo com mais coordenação, equilíbrio e flexibilidade.

Independente da idade, qualquer pessoa pode ser beneficiada por este método que melhora a qualidade de vida e oferece resultados rápidos. Mas para obter os benefícios do Pilates é preciso ser disciplinado.

O método se divide em:


Ø Exercícios de solo: são feitos no chão, sobre um colchonete – deitado, sentado ou em pé, com ou sem as bolas de vários tamanhos.


Ø Exercícios com aparelhos: são feitos com os aparelhos criados por Joseph Pilates, os quais utilizam molas, que assistem e resistem aos movimentos.

ACADEMIA VIVA
Coordenação da área de Ginástica de Solo: Pilates, Yogilates e Yôga

Profª Suel B. Lessa
Cref:051710-G/SP