domingo, setembro 07, 2008

CORPO, RESPIRAÇÃO E MENTE

CORPO, RESPIRAÇÃO E MENTE
Geralmente pensamos no corpo como se se tratasse apenas de uma entidade física composta de pele, ossos, músculos e órgãos internos; mas estes, por sua vez, são divididos sucessivamente em células, moléculas e átomos. Quando investigamos a natureza do átomo, encontramos certas forças que o mantêm unido. Quando atentamos melhor para o próprio corpo, podemos observar forças indefiníveis ou padrões de energia semelhantes.
No interior do corpo, num nível muito fino e sutil, cada célula ou cada átomo tem uma espécie de energia nuclear, que é idêntica à energia encontrada no campo, fora do corpo. Falando de um modo relativo, não podemos dizer que o corpo é como o “espaço”, porque a nossa estrutura física parece bem sólida. No sentido fundamental, porém, o espaço que existe fora do corpo e o espaço que o corpo ocupa não são separados. Esse espaço total forma uma unidade natural, como a água que flui para dentro da água.
Em certas ocasiões, quando estamos muito relaxados, as energias positivas aumentam, de modo que podemos realmente “sentir” o espaço interno e o espaço externo tornaram-se um só, como se o nosso corpo estivesse ficando para trás... perdemos a impressão da solidez. A sensação de unicidade resultante é muito importante, pois quando o corpo está completamente solto e relaxado, a energia dentro de nossas células começa a fluir suave e naturalmente através de todo o nosso sistema, sem qualquer manipulação nem esforço extraordinário da nossa parte. Essa energia manifesta-se como equilíbrio, alegria ou até amor.
Ao desenvolver o relaxamento, podemos concentrar-nos numa sensação particular como, por exemplo, a calma física- depois expandir essa sensação gradativamente, de modo que ela se estende para fora e para dentro, além do corpo físico. Podemos concentrar-nos só na imobilidade do nosso corpo, ou só na nossa respiração, ou só no silenciar dos nossos pensamentos. E, à medida que expandimos essa sensação de silêncio interior, podemos sentir a energia circular através e além do nosso corpo físico.
(Parte I: "reflexões o que é corpo?")
Poeta Corporal Suel