quinta-feira, junho 15, 2006

Ásana


Ásana

Educarás o teu corpo dentro dos princípios de yáma e niyama para que ele se torne um instrumento para a tua evolução consciente. Para que as doenças não te aflijam, para que a beleza da forma adorne a beleza do conteúdo, para que te tornes leve como os pássaros e ágil como os peixes tornando-te assim, um templo digno para a morada do espírito.Os ásanas existem tal como são há milhares de anos. São perfeitos em si mesmos e não podem ser alterados.
Os ásanas atuam de forma subjacente no nosso corpo provocando profundas transformações psicofísicas. No hatha yoga, são de grande importância. Hatha Yoga visa o auto-conhecimento e a ferramenta que se utiliza para este processo, é o corpo.
Através da prática dos ásanas, nosso corpo é desbloqueado para a percepção. Esta percepção será desenvolvida gradualmente produzindo auto-conhecimento. Muito se tem lido sobre os ásanas, mas, até hoje, ninguém pode afirmar com exatidão científica, qual o mecanismo completo da sua ação sobre o ser humano. Sabe-se que, enquanto a prática avança, profundas modificações de ordem física e psicológica ocorrem. Por isto, precisamos entender a "forma" perfeita do ásana através do alinhamento, do equilíbrio, da busca do centro de gravidade e da direção.
No Hatha Yoga, este alinhamento em ásana é fundamental para que as funções biomecânicas sejam utilizadas em sua plenitude despertando a inteligência natural e inerente que o corpo possui. “A posição deve ser firme e confortável. A posição é dominada quando se elimina a tensão e medita-se no infinito”. Y.S. – II, 46,47


Diz Serge Raynaud de la Ferriére:
“O mais importante no yoga é superar os desejos, os hábitos. O yogi pode comer, beber e fazer tudo o que lhe parece bom; venceu o desejo não tem mais problemas; já não está mais submetido a seu próprio controle: escapa a todas aquelas energias que necessitava empregar no início, tanto para não comer ou não beber algo; ele venceu todos esses obstáculos e vive isento de complicações, das inumeráveis necessidades que afetam o ser humano comum”.