quarta-feira, outubro 24, 2007

VOCÊ DEVE ESTAR BEM

Você já parou para pensar em quantas coisas executa, coordena e planeja durante um dia normal, seja no trabalho ou realizando serviços domésticos? Agora responda: nesse mesmo dia, quantas vezes você parou para cuidar de si mesmo? Salvo raras exceçõesum dia normal, seja no trabalho ou realizando serviços dosmaneja duramntessticossticos, se você se deteve realmente nesses pensamentos, deve ter sido uma única vez, e olhe lá.


E será que esse tipo de atitude é positivo? É sabido que não, pois, ainda que o objetivo seja realizar determinadas atividades produtivas, é preciso estar bem consigo para, depois, olhar ao redor e resolver os problemas que envolvem outras pessoas. Mas, se quase todo mundo está ciente disso, por que é tão difícil mudar o hábito? As respostas são diversas e pouco conclusivas.


No entanto, uma das coisas que se sabe é que encarar a si mesmo de frente, aprender quais são os próprios limites e equilibrar-se, tanto emocional quanto física e espiritualmente, são das tarefas mais difíceis que o ser humano encontra ao longo da vida. Isso porque o feito envolve, normalmente, um aprendizado demorado que requer dedicação, paciência e coragem. Sim, coragem, porque enfrentar a nós mesmos pode ser algo dolorido e que relutamos em fazer. Afinal, não é nada fácil cutucar nossas fraquezas, nossos medos, nossos anseios, nossas frustrações.


Mas calma. O que se propõe aqui não é uma sessão de terapia, de autoterapia ou de qualquer tratamento de choque que o force a alguma coisa. A yoga é uma prática que pode levá-lo ao conhecimento amplo de si próprio, de forma tranqüila, gradual, prazerosa e sem passagens bruscas. E o mais importante de tudo: ela é capaz de trazer o bem-estar desde o primeiro momento.


Com o Yoga, é interessante lançar mão de outras técnicas e, assim, tentar erguer, em torno de si, uma aura de energias positivas, de paz, de serenidade. E só assim, com a “cabeça no lugar”, como se diz popularmente, para o crescimento daqueles que o cercam. Pense nisso!


Texto da revista Vida & Yoga editado por Thaise Rodrigues (outubro 2007 )