quarta-feira, fevereiro 08, 2012

TUDO ESTÁ NA SUA MENTE

Sua imaginação é uma poderosa e criativa ferramenta para transformar sua vida.
A imaginação sempre precede a transformação. Toda mudança importante que você fez na sua vida, interior ou exterior, começou com um ato de imaginação.
Imaginação – nossa capacidade de criar imagens não disponíveis para o sistema sensorial é indiscutivelmente o maior dom para a evolução da consciência humana. A fim de transformar a nós mesmos e nosso mundo, precisamos ser capazes de pular fora do familiar e ir para o desconhecido.
O primeiro passo para fazer isso é imaginar o futuro diferente do passado, um sentimento de si mesmo diferente do que temos agora. Claro que somos moldados por nossas Lembranças, nosso Karma e pelos padrões tecidos em nossos neurônios e células. Inegavelmente, também somos influenciados pela cultura e condições físicas. Alguns desses fatores são difíceis de mudar. Mas a imaginação pode nos ajudar a substituir nossos padrões internos, especialmente aqueles que nos mantêm limitados e presos. Se formos capazes de reinventar o sentido de quem somos, podemos mudar nossa experiência de vida.
Yoga é sobretudo o que acontece quando reconhecemos essa verdade. Se você pode imaginar-se, digamos, livre de sofrimento, você já deu o primeiro passo em direção a essa liberdade.
No livro The Biology of Transcendence (sem tradução no Brasil), Joseph Chilton Pearce escreve: “Psicologicamente superior ao comum ‘ver os olhos’, a imaginação vem da mais alta ‘corrente evolutiva’ da visão, e ainda emprega uma forma superior e mais pura da luz. {...} Em vez de os sentidos impactarem a mente com imagens, como quando simplesmente olhamos, por meio da imaginação a mente impacta os sentidos com as imagens”.
O que Pearce quer dizer com “da mais alta corrente evolutiva” é que os subníveis da imaginação se estabelecem relativamente perto da fonte original de criatividade. Essa fonte tem sido descrita de diversas maneiras: como a grande mente, o inconsciente coletivo, o campo de todas as possibilidades, a inteligência divina, o Tao.
Atos da imaginação podem nos conectar com aquele lugar onde os insights e a inspiração chegam espontaneamente, como uma caixinha de idéias, a primeira linha de um poema ou o reconhecimento direto de quem somos além da nossa ordinária autodefinição. A imaginação nos liga a possibilidades infinitas, ao campo do qual todos os genuínos insights criativos surgem.

IMAGINANDO O NOSSO MUNDO

Grandes poetas e pensadores científicos têm descrito o mistério da descoberta do caminho que John Keats fez, quando disse que seus maiores poemas foram “dados a mim” por “um poder como mágica”. Viajantes espirituais têm experiências semelhantes do poder do campo interior. A imaginação é a porta para este campo além da consciência ordinária.
De acordo com o antigo mestre tântrico Abhinavagupta, a imaginação não é apenas poderosa, é o próprio poder. A capacidade humana de imaginar, de acordo com o Tantra, é simplesmente nossa forma individual do poder da consciência infinita. Essa grande mente imagina mundos dentro de si e leva-os para a existência, dizem os sábios tântricos. Nossa imaginação faz a mesma coisa, mas em uma escala menor. O Yoga Vasishtha, um texto-chave do Vedanta, que prefigura a física quântica, descreve o chamado mundo real como uma criação da imaginação, feito de consciência solidificada, ou emergia sutil, que cada um de nós coloca no lugar em que acredita.
O Shiva Sutra afirma consistentemente que um yogi que compreende este princípio e o cultiva pode reorganizar essas partículas da consciência e manifestar qualquer coisa. A maioria de nós, é claro, não está funcionando nem próximo a este nível.
O mais provável é que nossa imaginação opere inconscientemente, com fantasias e construções de pensamentos dispersos. Ao praticar o que chamo de Yoga da imaginação, podemos aprender a utilizar nosso dom divino para a fantasia como uma ferramenta criativa para a transformação.

(Sally Kempton, revista Prana Yoga Journal, fevereiro 2010)

Nenhum comentário: